História Medieval
Ano letivo: 2014/2015
Disciplina: História Medieval de Portugal
Docente: Exmo. Professor Doutor Pedro Barbosa
Lisboa, Dezembro de 2014
O Reinado de D. Sancho I
Trabalho realizado por:
Cátia Reis nº50416
“O valor histórico dos vinte e seis anos que durou o reinado do filho de Afonso I não é, por ventura, menor que o dilatado governo deste; mas os caracteres das duas épocas são tão diferentes quanto o foram os dotes e o génio dos dois príncipes que presidiram à vida política de cada uma delas. Menos hábil capitão que seu pai, sem aquela superioridade de engenho e de audácia que incitava a grandes empresas o fundador da monarquia, Sancho I ficou muito longe de obter o mesmo renome como conquistador, posto que consumisse em guerras, na sua maior parte obscuras e inúteis, os melhores anos da idade viril.”
Herculano, 1981, II, pp. 167-168
Índice
Introdução
A Infância, a longa espera pelo trono e o seu reinado
Perfil do Rei
Ficha genealógica
Conclusão
Bibliografia, Webliografia
Anexos
Pág. 04
Pág. 05
Pág. 12
Pág. 13
Pág. 15
Pág. 16
Pág. 17
Introdução
No âmbito da disciplina de História Medieval de Portugal, irei desenvolver uma biografia do segundo rei de Portugal, de quem as opiniões são variadas e controversas.
Nada tendo a ver com o fundador do país, o seu pai D. Afonso Henriques, iremos denotar uma grande diferença entre ambos, mas, não será caso para desvalorizar o reinado de D. Sancho I. Muitas são as críticas a este rei, considerado insipido e pouco interessante, no entanto, talvez as conceções criadas sobre o mesmo a gerações recentes não sejam as mais corretas.
D. Sancho I foi o segundo rei de Portugal, filho de D. Afonso I1 e de D. Mafalda2.
Nasceu no ano de 1154 e faleceu em 1211. Terá casado em 1174 com D. Dulce de Aragão e é por volta de 1170 que passa a comparticipar na administração pública. É apos a morte do seu pai que é, solenemente, aclamado em