História EUA
Colonização
Anteriormente a chegada de Cristóvão Colombo no fim do século XV, a região da América do Norte era habitada por índios. Entre os séculos XVI e XVII, diferentes regiões do território foram ocupadas por espanhóis, holandeses e principalmente, ingleses. Os ingleses começaram a colonizar a região onde localizam-se os EUA a partir do século XVII e implementaram dois tipos diferentes de colonização: as colônias do norte foram ocupadas principalmente por ingleses que fugiam de perseguições religiosas, o objetivo desses colonizadores era transformar a região num lugar bem-sucedido para a habitação de suas famílias; as colônias do sul sofreram colonização de exploração por parte da Inglaterra e tinham que seguir o pacto colonial.
Independência
Após a decisão da Inglaterra de aumentar os impostos e limitar ainda mais suas atividades econômicas, houve grande insatisfação nas colônias. Os colonos do norte promoveram um congresso que não possuía caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior das colônias. No entanto, suas reinvindicações não foram atendidas, ao contrário disso, a Inglaterra adotou medidas ainda mais controladoras. Em 1776, os colonos se reuniram num segundo congresso – com o objetivo de conquistar a Independência. Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência, porém a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra contra estas. A guerra de Independência (1776 – 1783) foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
Primeira Guerra Inicialmente, frente a batalha imperialista, os EUA defendiam a política de “portas abertas”, ou seja, os imperialistas tinham direito iguais na exploração dos territórios afro-asiáticos. No entanto, apesar desta proposta conciliadora, os Estados Unidos começaram a lucrar à custa da Primeira Guerra Mundial por meio do fornecimento de alimentos e armas para o conflito. Mesmo assumindo uma