História econômica ii
HISTORIA ECONÔMICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
ACADÊMICA: VERA LÚCIA DE OLIVEIRA BENEDETTI- RA: 78786
1)Descreva quais foram as idéias principais de Juan de Mariana que permitem situá-lo como pensador precursor do liberalismo econômico clássico e da Escola Austríaca.
R: São dez pontos:
-Primeiro a teoria subjetiva do valor (Diego de Covarrubias e Leyva).
-Segundo o descobrimento da relação correta entre preços e custos (Luis Saravia de La Calle).
-Terceiro a natureza dinâmica do processo de mercado e a disponibilidade do modelo de equilíbrio (Juan de Lugo e Juan de Salas).
-Quarto o conceito dinâmico de competição entendida como um processo de rivalidade entre os vencedores (Castillho de Bobadilla e Luis de Molina).
-Quinto o redescobrimento do principio da preferência temporal (Azpilcueta).
-Sexto a influencia perturbada que o crescimento inflancionario do dinheiro tem sobre a estrutura relativa dos preços (Juan de Mariana, Diego de Covarrubias e Martin de Azpilcueta).
-Sétimo os efeitos econômicos negativos gerados ou produzidos pelos bancos com reservas fracionarias (Discurso de las enfermedades de la Compañia).
-Oitavo o fato econômico social de que os depósitos bancários formam parte da oferta monetária (Discurso de las enfermedades de la Compañia).
-Nono a impossibilidade de organizar a sociedade mediante mandatos coercitivos devido a falta das informações e que se necessita para dar um conteúdo coordenador a eles (Juan de Mariana).
-Décima o tradicional principio liberal segundo o qual o intervencionismo injustificado do estado sobre a economia viola o direito natural (Juan de Mariana).
2)Escreva um texto mostrando como Juan de Mariana concebia a inflação.
R: Os efeitos distorcidos da inflação (aumento do numero de moeda que circulam em uma sociedade), entendida como toda política estatal de crescimento da oferta monetária, foram também estudados analiticamente pelos escolásticos. Padre Juan de