História Econômica do Brasil
1- De acordo com a autora sob a influencia das teorias criticas,a produção no campo do currículo teve grande repercussão nas propostas de reformas educacionais, durante a década de 1990.A tendência critica,predominante na área nesta década passada,procurou analisar e diagnosticar problemas,bem como elaborar sugestões e recomendações,com vista á superação de crônicos problemas presentes no currículo escolar.Quais foram estas sugestões/recomendações?
Segundo a autora umas das recomendações proposta de uma aproximação do currículo com o cotidiano dos alunos de acordo com a cultura presente na comunidade em que a escola se insere no qual a escola não trabalhará apenas os conteúdos cognitivos mas também trabalhara com o corpo, as emoções e as habilidades e os valores sociais na sala de aula tendo e vista as praticas mais democráticas de ensino e o uso das matérias variadas no ensino. Além disso foi discutida a influencia do currículo na formação da subjetividade dos alunos não apenas dos conteúdos ministrados mas também das formas de ensino utilizadas.
2-Para a autora falar de currículo escolar coloca-nos diante de um grande desafio.Como abordar essa temática sem parecer um burocrata do sistema, disposto a criar mais normas e regras, sem prestar atenção em como elas funcionam e por que funcionam ou não?Como falar de um tema como esse sem parecer fora de moda? Sem cair em discurso fundamentalistas,em meta narrativas e verdades absolutas?Porque encontrar elementos no texto que nos ajude a falar de currículo e de sua importância na atualidade.
A autora salienta a importância da teoria cultural – o reconhecimento da cultura popular, em um contexto em que o pensamento acadêmico dominante ignorava a vida diária das pessoas comuns.O autor salienta o reconhecimento de que a vida humana é perpassada de desejos e fantasias e que a sexualidade é importante aspecto as ser também estudado.Para o autor, essas temáticas ajudaram a demolir um importante dogma