história dos comutadores
A tecnologia, ao contrário do que muitos pensam, acompanha a humanidade desde épocas mais remotas. Pois tecnologia é todo avanço criado pelo homem a fim de facilitar suas atividades diárias. O computador, hoje tão bem difundido e indispensável em todas as vertentes sociais, com possibilidades diversas, vem sendo aprimorado ao longo de mais de sete mil anos.
Segundo a história a primeira forma de calcular, muito útil dos povos antigos, foi o ábaco. Seu uso estava relacionado ao comércio de mercadorias principalmente. Mesopotâmicos, árabes, chineses, gregos etc., cada povo tinha uma versão específica para essa máquina. Por muito tempo foi a principal ferramenta de cálculo. Eis que surge a régua de cálculo, depois de Cristo, ideia do inglês William Oughtred por volta de 1638 baseados em pesquisas do escocês John Napier descobriu várias propriedades matemáticas interessantes e deu a elas o nome de logaritmos; a Máquina de Pascal pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da história. Seu funcionamento era baseado no uso de rodas interligadas que giravam na realização dos cálculos.
O costureiro Joseph Marie Jacquard desenvolveu um sistema muito interessante. Joseph construiu a primeira máquina realmente programável, diferente das pré programações anteriores. A partir dai os computadores foram sendo cada vez mais elaborados; Charles Babbage cria a Máquina de Diferenças por volta de 1822; Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados usava inclusive no censo de 1890 nos Estados Unidos. Já na era dos computadores pré-modernos componentes eletrônicos passou a ser adicionados aos projetos tendo a Segunda Guerra como grande incentivo a modernização das máquinas. Na computação moderna utilizam-se computadores digitais. Esta fase tecnológica pode ser dividida em quatro gerações: A primeira geração (1946 - 1959) tinha como principal característica o uso de