História do sus no brasil
Aluna: Maria valeria Assis
SUS – Sistema Único de Saúde – Lei nº 8080/1990.
O SUS é um dos maiores sistemas de saúde do mundo e assim foi considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que o colocou como modelo para ajudar também outros países a seguir suas diretrizes.
O sistema não existe há muito tempo e se consolidou com a revolta da população nos anos de 70 e 80. Várias donas de casa, trabalhadores de sindicatos, médicos, enfermeiros, religiosos, funcionários de postos de saúde, dentre outros, se uniram num grande movimento que ficou conhecido como “Movimento Sanitarista”, cujo objetivo era criar um novo sistema público que visasse à melhoria do atendimento a saúde da população.
Finalmente a Constituição Federal de 1988 decretou ser dever do Estado à garantia de saúde a toda população sendo expresso logo no inicio da lei sancionada:
Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
O parágrafo 1º também explica que o acesso ao SUS deve ser Universal, ou seja, independe de raça, cor, classe social, se é empregado ou não, enfim, todos têm direito aos seus serviços gratuitamente.
O SUS tem seus serviços administrados pelos governos federal, estaduais, municipais e também por outras organizações que tenham o objetivo de garantir serviços de saúde gratuitos a qualquer cidadão. Se na localidade falta assistência, o SUS contrata serviços de hospitais, clínicas e laboratórios particulares para suprir a demanda desde que estes estabelecimentos cumpram as