História do pensamento filosófico
ROTEIRO DE ESTUDOS – O NASCIMENTO DA LÓGICA
História do Pensamento Filosófico
Roteiro de Estudos – O nascimento da Lógica
1 – Defina “lógica” tal como foi conceituada por Aristóteles. Apresente suas principais características.
Resposta: Para Aristóteles, a lógica não é uma ciência, mas sim um instrumento, uma introdução para as ciências. Segundo Aristóteles, a lógica é:
• INSTRUMENTAL: instrumento do pensamento para pensar corretamente;
• FORMAL: não se ocupa com os conteúdos pensados, mas com a forma pura dos pensamentos, expressa pela linguagem;
• PROPEDÊUTICA: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação filosófica ou científica, pois ela pode indicar os métodos corretos que devem ser empregados no estudo de cada modalidade de conhecimento;
• NORMATIVA: fornece os princípios, leis, normas e regras que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro;
• DOUTRINA DA PROVA: estabelece as condições e fundamentos necessários de todas as demonstrações;
• GERAL E ATEMPORAL: as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, pessoas ou circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis como a própria razão.
2 – Qual é o objeto específico da lógica? Defina-o com detalhes.
Resposta: O objeto da lógica é a proposição, que exprime, através da linguagem, os juízos formulados pelo pensamento (Proposição é um termo usado na lógica para descrever o conteúdo de asserções. Uma asserção é um conteúdo que pode ser tomado como verdadeiro ou falso). O encadeamento dos juízos constitui o raciocínio e este se exprime logicamente através da conexão de proposições. Essa conexão chama-se silogismo. A lógica estuda os elementos que constituem uma proposição (as categorias), os tipos de proposições e de silogismos, e os princípios necessários a que toda proposição e todo silogismo devem obedecer para serem verdadeiros.
3 – Quais são os