historia dos pensamentos filosoficos
SURGIMENTO DA CULTURA
O SURGIMENTO DO HOMEM E DA
CULTURA
• Para falarmos de cultura humana é preciso voltar às origens da cultura é também voltar à origem da humanidade. Ter costumes e hábitos aprendidos é um comportamento relacionado com a nossa sobrevivência e evolução enquanto espécie.
• O tema possibilita a compreensão do ser humano como um ser bio-psico-social: somos seres cujo comportamento é determinado ao mesmo tempo por nossas características orgânicas (o tipo de aparelho físico que temos e como podemos utilizá-lo), por nossas experiências pessoais racionais ou afetivas de mundo, e, finalmente, pelo meio social onde vivemos.
• Parece que todo ser humano tem como qualidade inata (que nos pertence desde o nascimento) certos comportamentos, como preferir alguns tipos de roupas ou alimentos, e, ainda, se comunicar por meio desta ou daquela língua?
A ORIGEM HUMANA E O
SURGIMENTO DA CULTURA
•
•
•
•
Pois a Antropologia, junto com outras ciências como a Arqueologia, a Paleontologia e a História, explorou profundamente essa questão sobre a diferença do homem em relação ao resto do mundo animal, e pôde concluir que nosso comportamento é fruto de um processo histórico no qual a biologia e a cultura modelaram nossos ancestrais. Esse trabalho conjunto entre nosso desenvolvimento biológico e a cultura foi responsável por tamanhas mudanças em nossa espécie, que hoje achamos um fato
“natural” não necessitarmos entrar na “luta pela sobrevivência”, na “lei da selva”.
Quem começou a inventar palavras para dar nomes às coisas, ou saber quais alimentos são comestíveis e como devemos prepará-los? Quem inventou o primeiro tipo de calçado, ou descobriu como fabricar o vidro? Enfim, como surgiu a cultura? Que importância decifrar esse fato pode ter para nossa compreensão de ser humano?
Essas questões devem ser respondidas ao longo desse tema.
Principais conceitos: Biologia, cultura, evolução, adaptação, troca,