História do Pensamento Economico
a. o capitalismo/industrialização era viável na Rússia? Justifique sua resposta.
Segundo Lenin, o capitalismo/industrialização era viável na Rússia pois com a industrialização foi-se estabelecendo progressivamente uma classe operária, igualmente explorada, mas com maior capacidade reivindicativa e aspirações de ascensão social. A situação de extrema pobreza e exploração em que vivia a população tornou-se assim um campo fértil para o florescimento de idéias socialistas.
Com o desenvolvimento da industrialização e o maior relacionamento com a Europa Ocidental, a Rússia recebeu do exterior novas correntes políticas que chocavam com o antiquado absolutismo do governo russo. Entre elas destacou-se a corrente inspirada no marxismo, que deu origem ao Partido Operário Social-Democrata Russo.
Lenin também implementou a NEP, sigla para Nova Política Econômica, que recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética. Desta forma, o PC russo e o governo dos soviets pretendiam reconstruir a economia russa devastada pela invasão estrangeira e pela resistência das classes proprietárias a perda de seus incomensuráveis privilégios. A NEP, segundo Lenin, consistia num recuo tático caracterizado pelo restabelecimento da livre iniciativa e da pequena propriedade privada, admitindo o apoio de financiamentos estrangeiros. Junto com a industrialização, as classes operária e média cresceram e se diversificaram.
b. segundo sua análise, quais os principais efeitos que o desenvolvimento capitalista produzia em países periféricos com a Rússia?
O desenvolvimento capitalista permitiu estabelecer livre iniciativa em certos setores da economia para a importação e exportação.
26. Apresente as principais características da Grande Depressão dos anos 30.. A Grande