História do Halloween
O Halloween é um evento tradicional e cultural, que geralmente ocorre nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.
"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" era o dia em que os católicos homenageavam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, (All Hallows' Even) como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Diz uma lenda de origem celta que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e desfilavam em torno do bairro, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
Travessuras ou Gostosuras?
A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX.
No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.
Bruxas
As bruxas tem um papel importantíssimo no Halloween. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro.
Diz a lenda que as bruxas chegavam em vassouras voadoras, elas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma