Psicoterapia Online
Tem se falado muito em psicoterapia online, na pesquisa realizada em diversas fontes para a realização deste trabalho o que consegui concluir é que, a psicoterapia propriamente dita, não é uma prática autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia a ser praticada por nós psicólogos, online.
Existe a possibilidade de o psicólogo realizar este trabalho online, porém em caráter experimental e por isso não poderia cobrar por tal serviço. O que é permitido pelo CFP a ser realizado online, é o serviço de orientação psicológica que se resume a não mais que vinte encontros ou contatos virtuais, processos prévios de seleção de pessoal, aplicação de testes devidamente regulamentados e atendimento eventual de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer as sessões; porém para a prestação dos serviços mencionados acima exige-se que o profissional esteja cadastrado no conselho regional de psicologia e que mantenha site exclusivo para a oferta de tais serviços psicológicos e que tal site possua um selo de certificação que garanta que o psicólogo está habilitado a atuar dentro desta categoria conforme dispõe a Resolução CFP Nº 011/2012.
Em meu pensar, é fato que a internet veio facilitar muito nossas vidas, podemos fazer compras, pagar contas, estudar, comunicar-nos com pessoas do outro lado do mundo; mas no caso da psicoterapia minha opinião particular é que “é uma das coisas que se faz pessoalmente”. Penso ser importante o contato que se estabelece no setting terapêutico entre psicoterapeuta e paciente, e, tudo que ali surge.
Quando ouço a expressão terapia online o que me vem à mente é algo frio, sem calor. Hoje em dia as relações estão se perdendo, o maior exemplo disso é em uma reunião de amigos, por exemplo, se observarmos cada um provavelmente estará quieto em seu canto com um celular na mão em redes sociais talvez conversando com as pessoas que estão ali próximas, por um aparelho.
O olho