história do gesso
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO - LABORATÓRIO
NOMES DOS ALUNOS
TURMA 16º
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Relatório apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera, como parte daavaliação para a obtenção da nota na disciplina Materiais de Construção.
Professor: Elton Brasil Linhares
Goiânia
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS UNI-ANHANGUERA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO - LABORATÓRIO
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
História
Mineralogia
Bibliografia
Referências
3. CONCLUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA
5. ANEXOS
Goiânia
2014
1. INTRODUÇÃO
O gesso é conhecido a mais de 9000 anos.
Uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Quando a gipsita é esmagada e calcinada, ela perde água, formando o gesso.
Existem muitas variedades de gesso, cada uma adaptada a uma função de determinado trabalho: ceramista, fundidor, decorador, dentista, etc.
Seca em pouco tempo, adquirindo sua forma definitiva em 8 a 12 minutos, é usado também para fundir molduras, na modelagem e fixação de placas para forro.
O gesso não é só bonito e barato, mas peças confeccionadas com este material apresentam bom isolamento térmico e acústico, além de manter equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas, devido à sua facilidade em absorver água.
O gesso encontrado sob a forma de pó, blocos ou placas, presta-se a uma grande variedade de aplicações:
- como revestimento de paredes, no lugar da massa fina;
- para fundir molduras e na modelagem e fixação de placas para forro; - fabricar peças como sancas, molduras para tetos, colunas e placas para composição de paredes e forros rebaixados, que permitem embutir