História do futebol
Pode-se considerar que Charles Miller tenha sido o pai do futebol brasileiro. No ano de 1894, retornando de seus estudos na Inglaterra, trouxe na bagagem a primeira bola de futebola rolar nos campos brasileiros.
O primeiro campeonato disputado no Brasil foi o Paulista de 1902.
As bolas utilizadas na época eram bem diferentes das de hoje. Tinham uma abertura por onde entrava uma câmara inflável de borracha. O principal problema surgia na hora de cabecear quando o cadarço que amarrava a fenda podia machucar as cabeças menos protegidas. Daí o hábito de muitos jogadores usarem uma touquinha.
Hoje as bolas são filhas da tecnologia. O modelo da bola utilizada na Copa de 94, foi desenvolvida com diversas camadas de material sintético que potencializa os chutes e apresenta alta durabilidade e resistência. Seu peso deverá ser de 450 g no máximo e 410 g no mínimo.
Voleibol
O Voleibol era um esporte de pouca valorização no Brasil até os anos 80, além de carregar o rótulo de um esporte para meninas, enquanto o futebol seria a prática dos meninos.
Esse perfil teve considerável mudança quando nos jogos olímpicos de Los Angeles, em 1984, a seleção masculina de voleibol brasileira conquistou o segundo lugar na competição. A medalha de prata permitiu ao voleibol uma visibilidade nunca antes vista no Brasil. Nesse momento, muitas pessoas, de ambos os sexos se voltaram para a prática do voleibol, refletindo em muitas conquistas das seleções feminina e masculina.
No entanto, apesar de tanta evolução, o voleibol ainda não é tão popular quanto o futebol e o Brasil continua sendo considerado o país do