História do Direito Idade Clássica: Os Gregos
Mônica da Silva Ianque Paula dos Santos
História do Direito
Belo Horizonte
2012
Mônica da Silva Ianque Paula dos Santos
História do Direito
Idade Clássica: Os Gregos
Trabalho apresentado como exigência parcial da Disciplina :História do Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix sob a orientação da professora Carine Silva Diniz do Curso de Direito, 1º Período – Turno Noite.
Belo Horizonte
2012
Localização:
A Grécia 1esta situada no sudeste da Europa, no sul da península balcânica. A Grécia é circundada ao norte pela Bulgária, pela Macedônia e pela Albânia, ao oeste pelo mar Jônico, ao sul pelo mar Mediterrâneo e ao leste pelo mar Egeu.
O país consiste em uma grande parte continental, o Peloponeso, península conectada ao continente pelo istmo de Corinto, ao seu redor 300 ilhas, incluindo Creta, Rodes, Corfu, o Dodecaneso e as cidades. A Grécia possui 1500 quilômetros de litoral.
A Grécia é composta de 80% de montanhas, sendo considerado um dos países mais montanhosos da Europa, o oeste da Grécia contém lagos e pântanos.
Grécia clássica (cidadão Grego)
Cidade grega de Atenas 2foi o berço da democracia (demo=povo e kracia=governo). No entanto, com o passar dos anos, a democracia bem definida passou a ser a coletividade de cidadãos que atuavam significativamente através de uma assembléia.
O cidadão em Atenas era bem definido e tinha seus limites, pois, escravos e estrangeiros (chamados de metecos) não eram considerados cidadãos da Pólis.
A base da democracia em Atenas eram as representações diretas, cuja soberania pertencia à assembléia que atuava como autoridade máxima. Nesta assembléia, qualquer cidadão participava, podendo debater, propor emendas, votar todo tipo de proposta, incluindo assuntos