História do comércio
A História do Comércio na Idade Média
Índice
Introdução
O início da Idade Média foi no século V, com as invasões bárbaras (povos de origem germânica) na Europa, mais propriamente sobre o império Romano do Ocidente. Sendo assim podemos dizer que a origem da Idade Média é a junção da herança romana e da cultura Germana.
Esta época estendeu-se então até ao século XV com a retoma comercial e com o renascimento urbano. Caracterizando-se assim pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
A Idade Média é ainda frequentemente dividida em dois ou três períodos:
Alta Idade Média
Baixa Idade Média
Últimos dois Séculos (XIV e XV) da Baixa Idade Média
Alta Idade Média
As invasões bárbaras que ocorreram do século V ao VII e a desintegração do Império Romano do Ocidente levaram à formação de um sistema social, político e económico adaptado às novas condições, isto levou ao surgimento e consolidação do sistema feudal, tornando-se assim a principal actividade económica da Alta Idade Média.
Feudalismo
As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
Todos os poderes, jurídico, económico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos). O feudo era um terreno ou propriedade (bem material) que o senhor feudal (nobre) concedia a outro nobre (vassalo). Em retribuição, o vassalo deveria prestar serviços ao senhor feudal, pagar impostos e oferecer lealdade e segurança.
A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar a quantidade de terras e poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas,