História do brasil
Em 1845, os ingleses impuseram uma lei realizando a prisão de toda a embarcação que tivesse no Oceano Atlântico transportando escravos africanos. Isso fez com que o numero de escravos vindos para o Brasil diminuísse e o preço deles se elevasse justamente num tempo em que as lavouras de café aumentasse na país. Pouco tempo depois, no ano de 1850, o governo brasileiro aprovou a Lei Euzébio de Queiróz. Essa lei proibia definitivamente a importação de escravos para o país. Desse modo, o preço do escravo ficou ainda mais caro para os grandes proprietários de terra.
Para suprir a falta de escravos , os proprietários de terra passaram a atrair imigrantes europeus que ocupariam as vagas de trabalho existentes nas lavouras. para alguns intelectuais brasileiros, essa presença era benéfica na medida em que os europeus eram considerados "superiores". Mais do que trazer a cultura europeia para o Brasil, a presença dos imigrantes viria, promover o "branqueamento " da nossa população. Esse era outro argumento dos intelectuais que na época acreditavam que os negros e mestiços eram grupos raciais com menor capacidade intelectual.
Após a Lei Euzébio de Queiróz podemos destacar outras leis abolicionistas como, a Lei do Ventre Livre, a Lei dos Sexagenários.
Quando atingimos a década de 1880, vemos que diferentes setores da sociedade defendiam o fim da escravidão. Ao mesmo tempo devemos salientar que um número significativo de proprietários de terra empregava a mão de obra dos imigrantes europeus no lugar dos escravos, que tinha um preço ainda mais elevado. Dessa