história do brasil
A colonização do Brasil (século XII – contexto: expansão comercial europeia). – expedições de exploração (1501 e 1503). – expedições guarda costa (1516 a 1526) – combater corsários estrangeiros (maioria Francesa). – expedição de Martim Afonso de Souza (1530) – estabelece os primeiros núcleos de povoamento. Fundação de São Vicente, localizada no litoral de São Paulo (1532).
O sistema de capitanias hereditárias (1534) – terras doadas para 12 nobres portugueses. Objetivo: colonizar o Brasil sem muitas despesas. Documentação (A carta de doação, O foral). As capitanias que prosperaram foram as de São Vicente e Pernambuco.
O governo geral (1548) - com o fracasso das capitanias gerai foi implantado o governo geral. O rei nomeava o governador geral que, durante quatro anos, era responsável pela colonização. Era auxiliado pelo provedor- mor, alcaide-mor, ouvidor-mor, capitão-mor. Em 1642 começaram a ser nomeados pelo conselho ultramarino. Os governadores gerais mais famosos: -Tomé de Souza (1549 a 1552) – primeiros padres jesuítas, fundou Salvador (primeira capital). -Duarte da Costa (1553 a 1558) – revoltas indígenas (confederação dos Tamoios), invasão francesa calvinista ao RJ, como propósito de refugio religioso (fundação da França Antártica) e vinda do PE. José de Anchieta, que fundou SP. -Mem de Sá (1558-1572) – acabou com a confederação dos Tamoios e expulsou os franceses.
A união ibérica (1580 a 1640) – morre D. Sebastião, entra D. Henrique que morre. Trono disputado por D. Antônio (Portugal) e Felipe II (Espanha)= Batalha de Alcântara. Felipe II ganha e vira rei de Portugal e Espanha. Resultou para o Brasil o desaparecimento da linha de Tordesilhas, invasão holandesa ao nordeste e intensificação das expedições enviadas ao sertão (bandeira e entradas).
Felipe II decreta embargo econômico à Holanda, sendo assim os holandeses não poderiam mais comercializar com o Brasil. Criação da Companhia das Índias Orientais