História do Brasil
Porém, há ainda um período anterior à chegada dos portugueses que, apesar da inexistência de fontes históricas escritas, compõe também ações humanas essenciais para a formação da população brasileira, dizendo respeito à ocupação e desenvolvimento dos diversos povos e nações que foram denominados de indígenas.
Ao contrário de vários países americanos, que não consideram o período colonial como constituinte da história nacional, a historiografia brasileira busca envolver todos esses períodos na constituição do país, pretendendo abarcar desde a pré-história, passando pelas ações indígenas antes da chegada e conquista dos portugueses, até os dias atuais. A formação do Brasil contemporâneo iniciou-se com a chegada dos portugueses em terras americanas em 1500. Tal afirmação acompanha estudos historiográficos que apontam a constituição da sociedade brasileira nos processos históricos verificados durante o chamado Brasil Colônia.
Nesse sentido, os textos presentes neste canal da disciplina História do Brasil apresentam ao leitor uma abordagem dos diversos aspectos históricos do período: os métodos de administração e exploração da colônia desenvolvidos pelos portugueses, as principais riquezas extraídas pela metrópole, as tentativas de outras potências europeias de colonizar as terras controladas pelos lusitanos etc.
Outro ponto importante a ser salientado é a formação social, analisando o papel da escravidão dos africanos e indígenas na formação da população e na fundamentação da economia, bem como os impactos