História do brasil
ATIVIDADE PROPOSTA: EXECUTAR O FICHAMENTO DO TEXTO “NO LABIRINTO DAS COLÔNIAS” CONFORME AS NORMAS DA ABNT.
1. Indicação bibliográfica
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. No Labirinto das Colônias. Folha de S. Paulo, São Paulo, 17/05/1998. Caderno 5.
2. Resumo O texto aborda a problemática política e econômica dos Descobrimentos, tratando desde o apogeu até o declínio de Portugal e Espanha pelos novos países capitalistas Inglaterra e Holanda. Este estudo trata de um debate mais detalhado sobre a historiografia e o caráter não econômico do colonialismo lusitano. Dividido em dois grandes temas para facilitação da compreensão, o expansionismo preemptivo e a colonização monárquica, o texto em seu conteúdo comprova que o expansionismo preemptivo foi ocasionado principalmente porque Portugal passava constantemente à pressão política espanhola e posteriormente a coerção econômica inglesa.
Quando se trata do expansionismo Português tem que observar a sua primazia de forma estrutural e de forma que se possam compreender os fatores que levaram a essa superioridade, a estratégia de se ocupar os lugares recém descobertos, mesmo sem ter a certeza de que isso seria rentável ou não,era a principal arma da coroa Portuguesa tinha para evitar o crescimento das outras potências principalmente as investidas Franco-espanholas, essas literalmente tiraram o sono da coroa, fazendo com que os portugueses ocupassem portos e fixando feitorias ao longo da rota Goa-Macau, principal artéria do comercio asiático. E não podemos deixar de citar que o expansionismo preemptivo que levou os mesmos portugueses a explorar toda a extensão do litoral atlântico sul-americano, convertendo, desde a segunda metade do século16, o caminho da prata num dos pontos mais críticos de tensão fronteiriça entre Portugal e Espanha.
Uma das visões fantásticas que temos a cerca da expansão marítima e comercial portuguesa, que particularmente por mim pouco conhecida, era de que existia um