História do brasil
História do Brasil
Guarujá – SP
Maio - 2010
Faculdade Dom Domênico
Curso de História
Nome: Paulo Antônio Alves Professora: Elaine
Resumo: “O golpe de 37 e o estado novo.”
Getulio Vargas instaura o Estado novo; regime político autoritário, em 10de novembro de 1937 a 1945. Faziam parte deste governo oficial de alta patente das forças armadas, militares, intelectuais e alguns oficiais do movimento tenentista.
Como primeira medida à dissolução, e a ortogação da nova constituição que permitia a Vargas amplos poderes políticos. O golpe de 10 de novembro não teve a participação de um partido organizado, nem a participação popular, não havia unidade ideológica por este motivo não podemos comparar esse movimento com os movimentos ocorridos no mesmo período pelo restante do mundo.
O golpe que instaura o Estado Novo pode ser caracterizado como um golpe de elite política militar conta elites político-econômica. Fora à derrota das oligarquias rurais que permeavam o governo para grupos ligados as finanças e por profissionais liberais.
A oposição a este novo regime era realizada pelo partido comunista e a ação integralista, ambos formados por membros da classe media e militares, os mesmos seriam responsáveis por manifestações públicas no período de 33-35. No Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
Em abril de 1935, é aprovada a lei de segurança nacional, surge também na mesma época a Aliança Nacional Libertadora formada por partidos de esquerda, sindicatos, alas tenentistas e elementos apartidários que irão se opor ao governo vigente na política. Tinham ideais que interessavam ao proletariado urbano, uma nova ordem social. A ANL é fechada três messes após a sua fundação pelos grupos dominantes, a quem representava grande ameaçam; todas as outras formas de oposição ao governo Vargas foi abafada utilizando para isso, prisões, torturas e mortes, para reforçar o esquema