História do Basquete
A partir da dificuldade na prática de esportes ao ar livre em pleno inverno rigoroso que acometeu Massachussets (EUA) no ano de 1892, o professor James Naismith foi convocado pelo diretor do Springfield College para desenvolver um esporte que despertasse o interesse dos alunos e que pudesse ser praticado, além de campos e quadras, também em locais fechados.
Depois de pensar, analisar e conversar com outros professores da área, Naismith juntou ideias e decidiu que o esporte deveria ter um certo grau de dificuldade, ser um esporte de competição. Com isso, chegou a conclusão que deveria ser um esporte que fosse jogado com as palmas das mãos abertas para que não houvesse risco de possíveis socos por acidente, onde seria usada uma bola maior que a de futebol que quicasse e que deveria ter um alvo. Foi assim que nasceu um novo esporte, o basquete.
Para organizar o esporte, James escreveu as treze regras básicas do basquete, para que o esporte logo fosse praticado. Dentre elas, foi determinada a altura do alvo, onde a cesta deveria ficar a 3,05 metros do chão, por exemplo. Conforme foram acontecendo vários jogos experimentais, James Naismith foi alterando algumas das regras iniciais que escreveu até chegar ao esporte que conhecemos.
O esporte criado em 1892, teve sua primeira partida oficial no dia 11 de março do mesmo ano, com 200 pessoas presentes no ginásio Armony Hill. Ao longo do tempo o basquete foi conquistando seu espaço e no ano de 1936, disputou as Olimpíadas de Berlim e passou a ser considerado esporte olímpico desde então.