História do 3d
Liliane Barbosa Renata Alves Orientadora: Ana Rita Reis
Tecnologia 3D
História do 3D
Podemos dizer que a animação surgiu há milhões de anos, suas primeiras evidências estão nas cavernas com as pinturas rupestres, cerca de 35.000 anos atrás. Na Grécia e Roma há evidências em cerâmicas e esculturas, na qual elas provocavam de maneira rústica sensação de movimento se as girássemos pelo seu centro, perceberíamos a tal sensação.
História do 3D
Em 1640 Athonasius Kircher criou sua Magic Lantern (Lanterna Mágica) ele utilizou de um método na qual consistia que ao desenhar cada figura separada em um pedaço de vidro, adaptando o instrumento a uma corda e aplicando a projeção da imagem em uma parede.
História do 3D
Com descoberta de Kircher, vários outros brinquedos foram gerados. Em 1864, na França, Peter Mark Roget criou brinquedos ópticos, este brinquedo era chamado “Traumatrópio” .
História do 3D
Vários brinquedos ópticos foram criados, os mais populares eram: Penakidocopio (1832) Zoetrope (1867) Praxinoscopio(1877)
História do 3D
O “Flipper Book” foi a técnica mais conhecida de ilusão de movimento, seu processo constitui em criar sucessivos desenhos em um bloco de papel, folheando-o rapidamente.
História do 3D
O cinetoscópio. Era uma espécie de gabinete onde 15 metros de filme rodavam em carretéis; a pessoa olhava através de um visor para o interior do gabinete e rodando uma manivela podia ver as fotos em movimento. O cinetoscópio, era quase cinema. Era como que uma caixa que tinha dentro um filme com fotografias em série.
História do 3D
Em 1859 o médico americano Dr. Oliver Wendell Holmes aperfeiçoou o estereoscópico passando a utlizar cópias fotográficas de pares estereoscópicos para visualizar o efeito 3D. O aparelho tornou-se muito popular e surgiram empresas produtoras de coleções de cartões estereoscópicos.
História do 3D
Curiosidade
Filme “Ivete Stellar e a Pedra da Luz”, conta a história de