História de paraty
O povoamento da região de Paraty se iniciou por volta do século XVI. Na época, os portugueses já conheciam a trilha que ligava as praias de Paraty ao Vale do Paraíba. Os primeiros habitantes locais eram apenas índios, até a chegada dos portugueses no século XVI que vinham de São Paulo. Porém, mesmo com isso, o povoamento do local se iniciou, somente a partir de 1630. Pelos índios, já havia sido construído uma trilha que ligava as tribos de Paraty às tribos do Vale do Paraíba. E os índios Guaranis já haviam feito o Caminho do Ouro, que fora utilizado pelos portugueses após se habitarem.
A partir de 1654, várias rebeliões ocorreram entre os moradores que visavam tomar a povoação independente da vizinha, Angra dos Reis. A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira.
Parati também passa por diversos ciclos, e cada um deles foi uma base para a economia do local na época. Dentro desses ciclos, tiveram: o Ciclo do Ouro e a Estrada Real, o Ciclo do Café e o atual Ciclo do Turismo.
Ciclo do ouro:
Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, no final do século 17, Paraty se torna uma parada obrigatória para os navios que vinham do Rio de Janeiro, pois era o único ponto de ligação, através da Serra do Mar com Minas Gerais.
Nesta época Paraty se tornou um importante ponto de embarque e desembarque ligado ao comércio e exportação da mineração. Era de lá que seguia suprimentos para Minas Gerais, e de lá que era embarcado para Portugal o ouro que vinha de Minas Gerais.
Após 1720 foi construída uma estrada do ligando o Rio a Minas, que passava pela Serra dos Órgãos e economizava 15 dias de viagem. Foi nesta época que começou o declínio econômico de Paraty, que ficou isolada da economia.
Ciclo do Café
No século IX a economia de Paraty voltou a crescer com as plantações de café, entretanto, depois declinou-se novamente.
O Vale do Paraíba era a mais importante e principal região produtora de café, e Paraty