História de Mato Grosso
As origens históricas do povoamento de Mato Grosso estão ligadas às descobertas de ricos veios auríferos, já no começo do século 18. Aqui você encontra mais informações sobre o surgimento do Estado.
Política de Expansão
Povoamento Setecentista
Nessa trajetória de ocupação e povoamento da Capitania de Mato Grosso, novos povoados surgiram. Entre eles Santana da Chapada, que, inicialmente se constituiu em uma grande reserva indígena, devido à determinação do governo em congregar naquela porção da Capitania, tribos indígenas diversas.
Manutenção da Fronteira
Vila Bela - Antiga Capital
Por ordem de Portugal, a sede da Capitania foi fixada no Vale do Rio Guaporé, por motivos políticos e econômicos de fronteira. A 19 de março de 1752, D. Rolim de Moura fundou Villa Bela da Santíssima Trindade, às margens do Rio Guaporé, que se tornou capital da Capitania de Mato Grosso.
Província de Mato Grosso
Primeiro Império
Em 25 de março de 1824, entrou em vigor a Constituição do Império do Brasil. As Capitanias passaram à denominação de Províncias, sendo os presidentes nomeados pelo Imperador. Mas o Governo Provisório Constitucional regeu Mato Grosso até 1825. Saiba mais aqui.
Província de Mato Grosso
Segundo Império
O primeiro presidente da Província de Mato Grosso, nomeado por Dom Pedro II, foi o cuiabano cônego José da Silva Magalhães, que assumiu em 1840. Em 1844, chega a Cuiabá o médico Sabino da Rocha Vieira para cumprir pena. Fora o chefe da famosa Sabinada, pretendendo implantar uma República no Brasil.
Estado de Mato Grosso
Primeira República
Em 09 de dezembro de 1889, Antônio Maria Coelho assumiu as rédeas do governo republicano em Mato Grosso. A 15 de agosto de 1891 se promulgava a Constituição de Mato Grosso.O termo Província deu lugar a Estado. O chefe do executivo mantinha a denominação de presidente.
Estado de Mato Grosso
Segunda República
Os anos de 1930-1945 foram marcados por forte influência européia. A