História da políca
A palavra política deriva do grego ‘’politikós’’, adjetivo que significa tudo que se refere à cidade (em grego, ‘’pólis’’). O termo política está vinculado ao urbano, social, à civilização. Na Grécia antiga está noção foi mais bem definida por Aristóteles (384 – 322 a.C.) com sua obra, intitulada Política, contendo informações sobre a natureza e a divisão do Estado. De maneira geral pode-se definir política como sendo, as relações que se dão entre Estado, Governo e cidadãos. Não diferente nas relações políticas entre Estados Unidos e URSS, durante a guerra fria (1947 – 1991) que teve seu inicio após a segunda guerra mundial. Nesse contexto houve a bipolarização mundial, onde dois governos com políticas diferentes desenfrearam a guerra pela hegemonia mundial que foi caracterizada pelo constante medo mundial de uma possível guerra nuclear. Levando em conta estes aspectos o presente trabalho tem por objetivo mostrar quais foram os motivos que levaram ao declínio da URSS perante o imperialismo capitalista Norte Americano.
O conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à ideia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver. A política surge no período da história humana em que o pensar mítico disputa espaço com o pensar racional. Para os antigos gregos não havia distinção entre política e liberdade, e as duas estavam associadas à capacidade do homem de agir, de agir em público que era o local original do político. O homem moderno não consegue pensar desta maneira pelas desilusões em relação ao político profissional e a atuação desses no poder.
Vários foram os fatores que deram origem à política. O surgimento da pólis (cidade-estado) foi o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades, nascesse a grande preocupação em como administrar bem a pólis.
A obra de Hesíodo "O Trabalho e os dias"