História da internet
Como surgiu?
A rede mundial de computadores, ou Internet, desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, surgiu em plena Guerra Fria, com o nome de ArphaNet. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim, que nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet teve acesso permitido aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.
No final da década de 80, Tim Berners-Lee teve a idéia de desenvolver com sua equipe do CERN (European Organization for Nuclear Research), um sistema de hipertexto para funcionar em redes de computadores.
Em 1991, esses pesquisadores tiveram a idéia de criar a World Wide Web (Teia Mundial, ou Rede Mundial). No início a maior parte das informações ainda era no formato de texto, com poucos desenhos. Em 1992, Marc Andressen, do NCSA (National Center for Supercomputer Activity), criou o primeiro navegador para Internet: o Mosaic, para sistema Windows. O Mosaic era capaz de interpretar gráficos e navegar através de links, como podemos ver atualmente na Web.
Não demorou para o potencial comercial da rede ser percebido. Foi o início da grande expansão.
A Internet no Brasil
A Internet chegou ao Brasil no final da década de 1980. O primeiro passo foi a conexão da Fapesp (Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo) e do LNCC