História da Internet
1. A internet surgiu em plena Guerra Fria. A partir de um projeto com objetivos militares norte-americanos pela agencia Advanced Research and Projects Agency (ARPA), com o fim de implantar uma rede de telecomunicações, entre locais críticos do sistema de defesa Norte-Americano.
2. Foi então, criada a ARPANET, que tinha como dever distribuir instantaneamente pacotes de informações para todas as máquinas, ou seja, uma interligação de redes.
3. Alguns estudiosos aderiram o estudo sobre esse projeto nos anos 70, e desenvolveram o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), grupo de protocolos que é a base da Internet desde aqueles tempos até hoje.
4. O nome INTERNET, começou a ser falado em 1973, por via da ARPANET que tinha iniciado a investigação do conceito “internetworking”.
5. Na década de 80 houve uma mistura de três mundos, cientistas, militares e universidades.
6. Com isso surgiu à criação de duas redes ligadas às instituições universitárias e cientificas: a BitNET (Universitária) e a CSNET (científica), que deu origem à uma rede com inúmeras aplicações.
7. Na internet, cada maquina tinha um número (endereço de IP), que a identifica ainda hoje.
8. Em 1990, surge nos EUA a Internet Service Provider comercial e a ARPANET deixa de existir.
9. Tim Berners-Lee do CERN, na Suíça, 1991, inova o sistema de informação da internet. O WWW, World Wide Web. Então, via internet, era possível efetuar a troca de mensagens, tranferir dados em tempo real, aceder a conferencias eletrônicas.
A Internet no Brasil
1. Em 1988, um professor da Universidade de São Paulo (USP), teve a ideia de trocar informações com instituições de outros países pela rede computadores. Assim, chegou ao Brasil a Bitnet (Because is Time to Network).
2. Em 1991, o acesso ao sistema, já chamado Internet, foi liberado para instituições educacionais e de pesquisa e a órgãos do governo. Nessa época ela era utilizada para transferências de arquivos,