história da educação
CAMPUS: MINISTRO REIS VELOSO
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DOCENTE: FREDERICO OSANAN
RESUMO FILME 1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO
Lindomar Rodrigues (André)
PARNAIBA – PI
ABRIL – 2014 Um grande desbravador, através da sua coragem e determinação ousou desafiar uma impiedosa inquisição dominada pelo medo e pela superstição, da qual impedia o homem de sonhar, de buscar novos horizontes através da descoberta. Foram questionados os maiores estudiosos da época, da então Universidade de Salamanca na Espanha, defendendo que a terra seria redonda como uma laranja. E que seria possível encontrar outras terras ou paraísos inexploráveis, navegando os mares e seu infinito. Foi desencadeada assim a revolta de alguns pesquisadores por enfraquecer suas teorias, ao mesmo tempo despertou a ambição da realeza por ouro e muitas outras riquezas que poderia transformar a Espanha em um império.
Foi então quando Colombo recebeu o tão sonhado voto de confiança e resolveu com sua embarcação desbravar o oceano atrás de terras, teve muitas dificuldades entre elas o cansaço e as tempestades que eram interpretadas pelos tripulantes como uma maldição, por não terem conhecimento dos fenômenos naturais explicados racionalmente pela ciência e não por superstição.
Teve êxito e descobriu terras até então não exploradas pelo homem, descobriu vida através dos povos indígenas, ficou maravilhado com o que viu, percebeu então que poderia ir mais longe e que a descoberta era só o começo. Colombo retornou para contar sua incrível descoberta, e diante da promessa de muito ouro teve sua embarcação triplicada com 1500 homens. Estabeleceu a paz com as tribos para então construir uma cidade e explorar o ouro pelos nativos como fonte de impostos.
Como a extração de ouro não atendeu as expectativas da tripulação, um dos integrantes da expedição de Colombo acusou os nativos de estarem