história da educação
Deisy Silva de Jesus 1713101146
Elisangela Araújo de Sena Souza 1713102073
Trabalho de História
Resposta:
A- O Renascimento introduziu algumas importantes transformações, que incidiram sobre a concepção de mundo dos homens daquela época.
Colocou no centro de suas preocupações o homem, o que ficaria conhecido como antropocentrismo. O humanismo, o estudo da natureza e o desenvolvimento do espírito crítico, em conjunto, colaboraram para a ampliação dos horizontes em vários campos do conhecimento, que, difundidos, transformaram a concepção do homem sobre o mundo.
Com o renascimento, houve um novo modo de pensar e compreender o homem e o mundo, que se multiplicavam nas ideias dos pensadores. Deus passa a não ser mais o protagonista dos questionamentos do homem, que agora descobrira em si uma fonte inesgotável de inspiração e conhecimento, assim o homem e a natureza tornam-se centros quase que unânime dos questionamentos. Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo).
B- O Renascimento é um momento de transição, fundamental para a ciência moderna- embora esta só tenha se constituído a partir do mecanicismo newtoniano - e para as ciências humanas em particular, pois a partir dele uma nova humanidade e uma nova alteridade começam a serem descobertas, juntamente com uma nova cosmografia e uma nova cosmologia.
Desenvolvia-se a importância de observação direta nos estudos científicos, procedimento que afirmaria a empiria como forma de construção do conhecimento científico. Com o Renascimento e a difusão de seus princípios, as dúvidas sobre o corpo humano tornaram legítima,
por