HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE BARRA DO TURVO
Barra do Turvo obteve sua emancipação política no ano de 1964. Antes disso era distrito do município de Iporanga. Sr. João Alves Cavalcante foi o primeiro prefeito, ficando no poder por dois mandatos. O Governador do Estado de São Paulo, Sr. Ademar de Barros mantinha bom relacionamento com o primeiro prefeito do município, sr. João Alves Cavalcante, fato que ajudou muito na emancipação política do município.
foto: Prefeitura Municipal de Barra do Turvo
1ª Escola de Barra do Turvo
”A primeira escola de Barra do Turvo provavelmente já existia antes mesmo da emancipação de 1964. No mesmo tempo o país estava em plena Revolução Política contra a Ditadura militar (a famosa revolução de 64). A professora chegava de Iporanga, cujo polo administrativo educacional era Apiaí sendo subordinada pela Delegacia de Ensino da cidade de Itapeva. Provavelmente a primeira escola criada estaria estabelecida na Vila Antiga, em frente á atual Igreja católica na casa do sr. Lealdim Pacheco.”O nome do local atualmente chama-se Rua Ver. Gabriel dos Santos. (Depoimento do sr. Sérgio Castilho Ribeiro, 64 anos, um dos primeiros vereadores do município)
.
Fotos: barradoturvonaweb.com
Foto Alpha vídeos, 2010.
A Escola Maria Izabel Mota Ferreira
A criação da Unidade Escolar
Depoimento Manuscrito da Prof.ª Diretora Vanda Maria Lara sobre a criação da Unidade Escolar Sede Maria Izabel Mota Ferreira, realizado em maio de 2014.
Sobre o Patrono da Escola
“O sr. Basílio da Costa Ferreira, caminhoneiro, estaria transportando trigo para o estado do Paraná, quando o seu caminhão quebrou bem na estrada que “corta” o município. Este senhor gostou tanto da cidade que permaneceu nela até a morte. Neste interim de sua vida, teve filhos e um deles, chamado Antônio da Costa Ferreira, casou-se com Sr.ª Maria Izabel da Mota. O casal estabeleceu a primeira loja de materiais de construção de Barra do Turvo. ” (Depoimento do sr. Sérgio Castilho