História da Cultura
Este trabalho tem o objetivo de relatar a formação e o desenvolvimento de diversas civilizações, como o Egito, a Mesopotâmia, a Grécia, Roma, a Europa Medieval e a Europa Moderna; bem como suas estruturas políticas, sociais, econômicas e culturais.
Tentarei mostrar claramente, com a melhor das intenções todos estes tópicos, e também através da realização deste trabalho procurarei tirar o maior proveito para meu aprendizado, buscando e tentando colher informações úteis que sejam satisfatórias para que por meio da pesquisa eu possa engrandecer meu conhecimento.
O Egito Antigo
Costumeiramente estudamos a história da humanidade a partir da Grécia e de Roma, na Antigüidade, passando-se para a Idade Média e assim por diante. Nossa cultura ainda sofre influências do eurocentrismo, que de um modo geral ignora a produção de conhecimento e cultura de outras civilizações, esquecendo-se das importantes contribuições que esses povos deram ao progresso geral da humanidade.
Os povos da Antigüidade Oriental - egípicios, mesopotâmicos, fenícios, hebreus e persas - desenvolveram-se, em geral, às margens dos grandes rios, sendo dependentes das forças fluviais; por esta razão, são denominados também como civilizações hidráulicas.
Em termos geográficos as civilizações orientais ocuparam o espaço do Oriente Médio, marcado por planaltos e montanhas, clima seco e desértico, permeado por planícies férteis, como no Egito e na Mesopotâmia, que desenvolveram a agricultura, e as faixas costeiras do Mediterrâneo, onde predominaram as atividades marítimo-comerciais.
As Condições Geográficas
Os fatores geográficos tiveram grande importância para o estabelecimento das populações que se fixaram nas diversas regiões do oriente médio. Quando da estiagem que varreu o interior africano, conseqüência da última grande retração dos gelos em direção aos pólos, os animais começaram a migrar em busca de água, movidos pelo instinto de sobrevivência; atrás deles iam os seus dependentes,