História da Cinesiologia
Aristóteles- Pai da Cinesiologia. Estudou as alavancas, a marcha e descobriu o princípio da hidrostática. Ação dos músculos através da observação dos movimentos dos animais.
Galeno- Estudou a contração muscular e descobriu que as artérias transportavam sangue as invés de ar. Introduziu os termos “diartrose” e “sinartrose”.
Idade média- Houve uma pausa nos estudos por causa da Igreja que considerava o corpo humano**.
Renascimento- Os estudos sobre o corpo humano são retomados. Por volta de 1200 foram criadas as primeiras Universidades (Bolonha, Coimbra, Paris e Oxford) em 1500 surgiram mais de 70 universidades. Fazendo com que a ciência evolua
Da Vince- 1º a registrar dados científicos da marcha humana. Estudou a relação entre CG e equilíbrio. Foram 200 anos para que sua obra se tornasse pública.
Galileo Galilei- Foi o pioneiro do método experimental. Estudou a queda dos corpos.
Borelli- Ossos como alavanca. Aplica a matemática e a física para explicar os movimentos humanos. Se equivocou ao defender uma tese que dizia que os nervos seriam canais com matérias esponjosos por onde circularia o gás nervoso.
Isaac Newton- Princípio da Inércia, Princípio Fundamental e Princípio da Ação e Reação. Gravitação Universal e Óptica.
William Cheselden- Pioneiro da Osteografia, usava uma câmera escura para obter desenhos do esqueleto humano.
Janssen - Sugeriu quadros cinematográficos para estudar o movimento humano.
Marie Françoise- Medico, anatomista, criou a Histologia. Foi o primeiro a descrever a membrana sinovial. Identificou e diferenciou diversos tecidos no corpo humano. Sistematizou a anatomia humana.
Muybridge e Marey- Parceria entre fotógrafo e fisiologista possibilitando importantes conquistas na análise do movimento humano.
Jules Amar- Foi um dos percussores da Ergometria. Publicou The human motor no qual fala sobre a mecânica corporal dando enfoque à a atividade física no local de trabalho.
Houve diversos avanços