HISTÓRIA DA ARTE
Faculdade de Engenharia - FAENG
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Bárbara Luiz Pinheiro
Marcelo Ferreira de Freitas
Nathália Fraga
Roberta Dantas
Técnicas construtivas no período colonial: Pedra, pisos e pavimentos.
Governador Valadares - MG
Fevereiro/2015
Bárbara Luiz Pinheiro
Marcelo Ferreira de Freitas
Nathália Fraga
Roberta Dantas
Técnicas construtivas do período colonial: Pedra, pisos e pavimentos.
Trabalho de análise para o Curso de Graduação Arquitetura e Urbanismo, à Faculdade de Engenharia – FAENG, para Universidade Vale do Rio Doce-UNIVALE, como requisito parcial para aprovação na disciplina História da Arquitetura e Urbanismo no Brasil - 5º Período.
Professor (a):
Edmary Gusmão
Governador Valadares, MG
Fevereiro/2015
No período colonial, várias técnicas foram desenvolvidas para fazer os pisos e os pavimentos, e alguns materiais foram adotados, entre eles as pedras. Nesse período, os colonizadores importaram as correntes estilísticas da Europa à colônia, adaptando-as às condições materiais sócio-econômicas locais. Os pisos eram feitos de terra batida, pisos de madeira, pisos de ladrilhos com juntas retas, matadas e em xadrez; Os pavimentos eram feitos de lajeado (lajes de pedra) com 5 a 10 centímetros de espessura, e suas paredes, na maioria das vezes composta por madeira (estrutura) e barro (alvenaria). As pedras eram utilizadas na construção de muros, igrejas monumentais e construções oficiais, sendo as mais comuns: calcário, arenito e pedras de rios, variando de tamanho na maioria das vezes. Eram utilizado barro para aderi-las, sendo dispensado na alvenaria, pois as paredes variavam de 0,60 a 1,00 metro e eram assentadas com formas de madeira.
Pisos:
Os pisos mais simples eram feitos de terra batida; ela era socada com barro, areia e água, e às vezes era adicionado sangue de boi para uma melhor liga. Nesse piso, podia assentar