História da arte
A Cidade Ideal é representativa de conceitos e valores, é um modelo de onde podemos tirar derivações múltiplas, podendo sofrer modificações, alterações, acréscimos e diminuições. Ela é um ponto de referência para se medir os problemas da Cidade Real. Esta não corresponde às formas idênticas dos modelos ideais, é um modelo de desenvolvimento e possui ritmo evolutivo próprio, por sofrer sempre contínuas mudanças.
2-) A cidade histórica não pode ser vista como um fóssil, coisa antiga que deve-se manter intacta para sua preservação,mas como uma realidade que se desenvolveu há tempos. A cidade histórica é um conjunto de diferentes artes formando um sistema em que todas juntas com suas diversidades de produtos, diferentes técnicas e procedimentos e de níveis quantitativos e qualitativos, juntamente com sua produção artesanal, determinam a realidade visível da cidade.
3-) Hoje em dia a nossa sociedade não considera significativa a importância dos valores históricos, de preservação de casas e em geral do núcleo histórico. Sabemos que as cidades modernas estão em constante evolução e ela deveria se desenvolver de maneira coerente com sua realidade histórica e para isso é necessário que se preserve tudo o que possa ser preservado custe o que custar,pois, se morre a arte, morre também parte da cidade. Para realizar essa preservação é necessário formar uma equipe capacitada de historiadores da arte e arquitetos para que estudem o estado da cidade e façam uma