história da arte
Exercício
Bloco I
A figura (a) é a Vênus de Willendorf, uma escultura do período paleolítico. É uma imagem feminina em pedra, que era interpretada como verdadeira “ícone” para o culto da fertilidade e da sexualidade, devido a isso, sua representação é feita nua com os órgão femininos desenvolvidos de forma exacerbada, como: seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
A figura (b) é um desenho do período paleolítico (Pedra Lascada). Mostrando com “naturalismo” o animal que o artista quer representar, pintando aquilo que vê. Esta atividade era realizada por caçadores, pois estas imagens destinavam-se a desempenhar um papel importante nos rituais. Acreditavam no poder/ magia da imagem e que esta poderia interferir no processo de captura de animais, com isso, ao pintarem sua presa esperava-se que o animal verdadeiro também sucumbiriam ao seu poder.
As figuras (c) são desenhos do período neolítico. As imagens querem passar as marcas das comunidades camponesas. Registram o inicio da vida coletiva. É votável a formação de uma cena, coisa que não existia no paleolítico, como a colocação do homem em seus desenhos. As imagens deixam de ser aquilo que o artista vê, e passa a ser imagens “esquematizadas”, que sugerem ser determinados seres, com um estilo simplificador e geometrizada.
Ao olharmos para o Bloco I como um todo, podemos perceber as transformações que aconteceram durante o período paleolítico até o neolítico. Ao contrário do homem do Paleolítico, que expressava nas paredes das cavernas aquilo que os preocupavam: a sobrevivência, melhor dizer a caça, que não eram representado com o intuído de ser comtemplado, colocavam as imagens com algo poderoso para ser “usado” para conseguir o alimento com mais facilidade; já o artista neolítico, que começa a viver/ se organizar em sociedade, expressa sua vivência inicial no coletivo, montando cenas com a utilização da figura humana para essa representação abstrata, isso seria