História da Arte
A história da arte é o recurso mais completo para se aplicar os conceitos da interdisciplinaridade, pois através da análise dos objetos e imagens contruídos pelo homem no decorrer dos tempos podemos além de termos um retrato de todas as transformações, temos os registros das descobertas que a ciência proporcionou, que a geografia sistematizou, que a história registrou, que a matemática desenvolveu, que a língua se utilizou para os processos de dominação assim como a relação espacial desenvolvida entre o homem o seu tempo e seu espaço. Enfim todos os conteúdos, sejam eles do ensino fundamental ou do médio podem se favorecer dos aspectos aqui abordados.
Este ítem não pretende esgotar as possibilidades que a História da Arte propicia e sim mostrar algumas possibilidades de integração entre os diversos conteúdos. A apresentação deste título se desenvolverá em tópicos que são relevantes dentro de cada momento histórico e artístico, sempre se levando em conta que a arte é, reflexo da sociedade que a produz. Ela ilustra o que é a realidade para aquele momento em especial.
Pré História
A concepção de espaço muda quando o homem torna-se sedentário, sendo a arquitetura a primeira intervenção do homem ao meio.
O uso de imagens desenhadas pelo ser humano acredita-se, teve inicialmente um caráter mágico, fosse esta a do animal que conheciam ou do indivíduo particularizado. A figura do homem apareceu na pintura e a feminina na escultura. A do animal inicialmete na pintura, mas posteriormente também na escultura.
No perío Paleolítico ou da pedra lascada apareceram os primeiros objetos e as pinturas e esculturas eram naturalistas.
No Neolítico ou período da pedra polida tivemos o início do plantio e da criação de animais. As pinturas representaram então atividades coletivas, através de um desenho rápido e esquemático.
A realização de imagens dava ao indivíduo o dom da criação. Pintar era possuir e dominar a natureza. Estas manifestações só foram