História da arte
O período do paleolítico que teve início há cerca de trinta e cinco mil anos atrás. Se caracteriza pelo surgimento do Homem e termina com o surgimento da Agricultura e pecuária. Neste período tivemos a caça, a pesca e a coleta; ausência da propriedade privada e da acumulação de riquezas; Nomadismo; Produção e utilização do fogo; Instrumentos de pedra lascada; Invenção do arco e flecha e por fim as primeiras manifestações Artísticas.
Em 08 de setembro de 1940, em um vilarejo na região francesa de Dordogne, foi encontrado a Caverna de lascaux que se tornou notável na arqueologia, devido à grande quantidade de pinturas em seu interior. Estas pinturas ajudam a compreender, ainda que de forma limitada, a forma como nossos antepassados viviam na pré-história. Suas cenas de caças e desenhos de animais desvendam o cotidiano de uma cultura milenar, em umas fantástica visita virtual.
Estudos históricos comprovam que as manifestações artísticas em seus diferentes aspectos já se encontravam presentes mesmo em comunidades de tempos remotos, quando a comunicação ainda era um desafio devido à inexistência de um padrão linguístico como a escrita. Por volta de 15.000 a.C., durante o Paleolítico, os antepassados do homem contemporâneo já dominavam determinadas técnicas de desenho em superfícies rochosas de cavernas, popularmente conhecidas como pinturas rupestres.
A Caverna de Lascaux é um complexo de cavernas, famoso por suas pinturas rupestres. A disposição da caverna na qual suas paredes estão pintadas com bois, cavalos, cervos, cabras e felinos, parecendo um santuário. A caverna foi criada há aproximadamente 17 mil anos atrás.
O que nos chama atenção é a quantidade de detalhes e perspectivas que para a época, era algo improvável de se imaginar, pois temos pinturas nas parede e tetos, algumas onde tiveram que se utilizar de algo engenhoso para poderem fazer a pintura.
A utilização de cores e traços também é de se impressionar, nos dando a ideia de conhecimento.
Os