História da Arte
Do Paleolítico ao Egito Antigo
Paleolítico
O Paleolítico ("Idade da Pedra Lascada") durou aproximadamente dois milhões de anos. Para os fins da História da Arte, porém, falamos sobre o período Paleolítico Superior que começou aproximadamente em torno de 75.000 anos a.C. e durou até a idade do gelo do Pleistoceno, o fim da qual é comum pensar-se que ocorreu perto de 8.000 a.C. Este período foi marcado pelo surgimento do Homo sapiens sapiens e sua capacidade de constante desenvolvimento para criar ferramentas e armas.
Durante todo o período paleolítico, o homem foi nômade, deslocando-se para suprir sua necessidade por alimentos. Havia organização em clãs e a sociedade era matriarcal. A economia era extrativista, viviam da caça e pesca, além da coleta de frutas e raízes, ou seja, seres humanos neste momento eram estritamente caçadores-extrativistas, constantemente em movimento em busca de comida.
Havia no mundo muito mais gelo, a costa do oceano era diferente. Baixam os níveis de água e, em alguns casos, pontes de terra permitiram aos humanos migrar para as Américas e Austrália. O gelo impediu a migração para o norte.
No paleolítico inferior que ocorreu a cerca de um milhão de anos a.C., o hominídio descobre o fogo e passa se abrigar em cavernas, além disso produz instrumentos e utensílios em silex.
Já no paleolítico médio, que ocorre de 375.000 a 175.000 anos a.C., o Homem de Neandertal fabrica utensílios utilizando uma nova técnica de pedra lascada. Aqui também foram encontrados os primeiros túmulos e objetos como raladores e pilões.
Mas é no paleolítico superior se encontra a mais antiga produção artística de que se tem relato. Sendo as primeiras expressões artísticas esculturas.
Já a primeira pintura foram as mãos pintadas em negativo. Nesse período a pintura era uma simples representação naturalista do mundo ao redor, temos então, as pinturas rupestres, imagens de animais cheios de força e movimento, mas também