História da Arquitetura
1. Qual a diferença entre a Acrópole e a Ágora em Atenas?
A Acrópole de Atenas, mais conhecida como 'Cidade Alta' por estar localizada sobre uma colina rochosa de 150 metros de altura, é a parte da cidade onde os templos são dedicados a Atena, a deusa da guerra e da sabedoria e padroeira da cidade. As construções mais famosas da acrópole são: Propileu, que é a entrada para o Santuário; o Partenon, que é templo principal e mais conhecido de Atenas; o Templo de Atena Niké, que foi um templo construído homenageando Atena por ter dado a cidade a vitória na guerra; e o Erecteion, que, apesar de ter sido o primeiro templo dedicado a Atena, ele não homenageia apenas a deusa da sabedoria, mas também a Hefesto, o deus do fogo e do metal, e Erecteu, que foi um rei mítico de Atenas. Já a Ágora, que é a parte baixa da cidade, estavam localizados os templos dos deuses que os moradores consideravam menores, como, por exemplo, o Templo de Hefesto.
2. Conte quais são os elementos presentes no sistema arquitetônico de Ordem Jônica.
A Ordem Jônica foi uma das mais utilizadas pelos gregos na Grécia Antiga. Suas características são: o estereóbato (primeiros degraus); estilóbato (último degrau); base da coluna; fuste (parte cilíndrica da coluna com caneluras); capitel (se distingue pela presença de volutas, ornamentos em espiral); entablamento (arquitrave com três faixas, e friso é todo ocupado por um alto relevo onde se conta uma história); cornija; e frontão (a parte triangular que é símbolo da arquitetura clássica). Um exemplo de Ordem Jônica é o Templo de Atena Niké e o Partenon.
3. De acordo com Le Corbusier, como a perfeição seria atingida?
Para Le Corbusier, a perfeição é atingida com o padrão, pois se todos seguirem o mesmo padrão, tudo será igual e perfeito.
4. Qual civilização o romano impôs aos bárbaros da Europa?
O Romano foi o responsável por unir a civilização grco-romana-cristã e nomeá-la Civilização