História da AIDS
Origem
A AIDS surgiu de um vírus chamado SIV encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco verde africano. O SIV teria dado origem ao HIV, vírus da AIDS. O SIV presente no macaco-verde teria criado o HIV-2, essa versão do vírus demora mais tempo para provocar a AIDS. Os chimpanzés deram origem ao HIV-1. “É provável que a transmissão dos dois vírus para o ser humano tenha se dado a caça, e a domesticação que os africanos faziam na África Central, tanto do macaco- verde como de chipanzés” – diz o infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Não existe consenso nas datas que ocorreram as primeiras transmissões. O mais correto e que tenham acontecido por volta de 1930. O vírus ficou restrito a grupos na África central, na região ao sul do deserto do Saara. Nas décadas de 60 e 70, durante a guerra da independência, a entrada de mercenários, fez com que a AIDS se espalhasse pelo mundo. Haitianos levados para trabalhar no Congo Belga (hoje Republica do Congo) ajudaram a espalhar a doença para outros países. A AIDS só foi identificada em 1981.
(GOTTLIEB, 2006, p. 96)
Estados Unidos
AIDS foi descoberta em 1981 nos Estados Unidos, observados em usuários de drogas e de homens homossexuais com imunidade baixa. Eles apresentavam sintomas de pneumonia pelo fungo Pneumocystis carinii (PCP), uma infecção oportunista incomum até então, conhecida por ocorrer em pessoas com o sistema imunológico muito debilitado. Pouco depois, um número inesperado de homens gays desenvolveu um tipo de câncer de pele raro chamado sarcoma de Kaposi. Depois muitas pessoas apareceram com PCP e Kaposi. Um alerta foi dado, O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), enviou uma força-tarefa para acompanhar o surto.
O CDC não tinha um nome para chamar a doença, chamava de linfadenopatia, chamando-a de "linfadenopatia generalizada persistente", "Sarcoma de Kaposi e infecções oportunistas", nome pelo qual uma força-tarefa