História Belga e Caracteristicas gerais
A Bélgica está situada na Europa Ocidental, possui fronteira com a França, Holanda, Luxemburgo e Alemanha. O seu território é de 30.528 km². A capital do país é Bruxelas, sendo dividido em 10 províncias e três regiões.
A região do país possui três regiões distintas: planície costeira (no noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas (no sudeste).
A planície costeira apresenta dunas e polders (areias de terra inferior ao nível do mar) No interior do pais, está situado o planalto central, possui poucas áreas acidentadas, com vales e cursos d´agua.
Na questão morfológica, a Bélgica apresenta duas grandes zonas que se diferenciam. No norte e no oeste do alinhamento formado pelos rios Mosa e Sambre, há uma região de planície, que sofre variações, no litoral, de curtas elevações de dunas. Nessas dunas que protegem a costa, estende-se, numa faixa quarenta quilômetros, a planície de Flandres Marítima, situada quase ao nível do mar.
No rio Escalda, na direção sul e leste, a planície de Flandres apresenta elevação, no interior, avança uma zona de baixos planaltos. Na região de Condroz, o terreno se eleva consideravelmente e constitui, no sudeste do país, a região conhecida como Ardenas, que em alguns pontos ultrapassa 600m de altitude. No extremo sul fica a Lorena Belga.
A Ardenas é mais acidentada, sendo um planalto florestado, com rochas e destinado para a agricultura. As Ardenas se estendem até o nordeste da França. Nesta região incide maior parte da fauna e flora do país.
O Signal de Botrange é ponto mais elevado do país, com 694 metros de altura, situado nas Ardenas.
Scheldt e Meuse são os principais rios belgas, e mantêm a properidade das cidades de Tournai, Gante, Antuérpia, Bruges, Liège e Namur. Na Bélgica quase todo o território do país está em na bacia de dois grandes rios que passam pela França, Bélgica e desembocam no território holandês.
O rio Escalda passa pela planície de Flandres paralelamente à costa, na direção de