Historicismo: razão, ciências, arte e poesia.
HISTÓRIA: A CRIADORA DA IDENTIDADE CULTURAL
RODRIGO FERREIRA BABUY
RIO DE JANEIRO – RJ
2013
RESUMO
BABUY, R.F, História: a criadora da identidade cultural.
Qual o lugar da história no mundo? Qual a utilidade do conhecimento historiográfico em nossa sociedade? Qual o objetivo dos estudos históricos para nós? Estas perguntas destacam um pouco da reflexão proposta neste breve ensaio. Partiremos discutindo alguns temas sobre o universo temático da identidade cultural. Feito isso, tentaremos mostrar como a história transforma sociedades, pensamentos individuais e faz uma nação ser o que ela realmente se diz ser.
Palavras-chave: História, Identidade cultural, sociedades.
1. Introdução
O tema identidade cultural, objeto de estudo de diversas áreas das ciências humanas, tenta conceituar as crenças culturais do homem sobre ele mesmo. Homem este, presente na cultura na qual está inserido. Atualmente concordamos que o homem é um ser cultural, pois ao mesmo tempo em que ele se adapta a natureza, a natureza transforma-o. Quando afirmamos que somos o que somos, estamos inconscientemente, expressando o que acreditamos ser, o que sentimos e vemos que somos. O processo de identidade cultural é tão presente nos dias atuais, que conseguimos traçar analogias entre o passado e o presente. A cultura ocidental, fortemente influenciada pelas ideias sociais Greco-Romanas, ainda usa, pensa e vive de forma bastante parecida com um povo que experimentou este processo há milênios atrás.
Como seria nossa sociedade se algo feito no passado fosse mudado? Se em alguma época, a “máquina do tempo” sair do ambiente ficcional e for desenvolvida, o homem seria capaz de voltar ao passado para transformar o presente ou até mesmo criar um futuro? O estudo histórico atual em uma sociedade considerada por alguns como pós-moderna, não possuem mais as antigas propostas educacionais de formação de cidadão, formação de caráter crítico,