historias dos bens moveis de goias
Informações Históricas
Quartel do XX
O Quartel do XX é o mais antigo edifício oficial implantado em território goiano, tem sua história vinculada a praticamente todos os movimentos políticos e sociais ocorridos no estado de Goiás. O início de sua construção ocorreu em 1747 com finalidade militar. A construção sofreu uma série de reformas e modificações até o final do século XIX, sendo essas decisivas para sua atual conformação. Em sua construção foi utilizada como técnica construtiva a taipa-de-pilão nas paredes externas, contento suas divisões internas feitas em adobe.
Igreja de São João Batista (Capela do Ferreiro)
Construída em 1761, a Igreja São João Batista, localiza-se no Arraial do Ferreiro, próximo a cidade de Goiás. É atualmente o único edifício remanescente desse que foi um dos quatro primeiros arraiais mineradores fundados por Bartolomeu Bueno da Silva, nas primeiras décadas do século XVIII. De planta extremamente simples, compõe-se, além da nave e da capela-mor, de dois corpos laterais, de dimensões equivalentes, a qual foi utilizada como técnica construtiva em taipa-de-pilão, tendo as paredes da capela-mor de adobe.
Igreja Nossa Senhora do Carmo
A Igreja Nossa Senhora do Carmo teve sua construção iniciada em meados do século XVIII sob o comando do secretário do governo, Diogo Luiz Peleja. A obra foi concluída em 1786 pela confraria de São Benedito dos Homens Pardos Crioulos. O edifício apresenta linhas arquitetônicas de grande simplicidade e dimensões que não destoam do conjunto urbano onde está inserida. Sua construção foi feita, parte em taipa-de-pilão, parte em adobe e possui arcos tribulados criados para a sustentação do coro, com a mesma forma utilizada pela arquitetura árabe.
Igreja de Santa Bárbara
A construção da Igreja de Santa Bárbara foi iniciada em 1775 e concluída em 1780, sua primeira missa foi celebrada em 30 de abril desse mesmo ano. Essa igreja foi construída no