Historias de sucesso
No eastado do Rio de Janeiro uma cidade chamada Santo Antonio de Pádua, sua principal atividade econômica e as rochas ornamentais,alguns dos empresários reuniram para achar uma solução esse problema. A idéia que esse grupo sugeriu com equipamentos modernos com experiência para produzir peças para o mercado externo e as demais empresas eram mais simples com equipamentos quase artesanais.
Foi quando o SBRAE surgiu em dreção ao mercado externo, essa idéia estava firme na produção e liderança de uma empresa de maior produção. O que foi discutido que a empresa que estava ancorada e abandonada o grupo passa aoperar isoladamente.O momento ficou dramático tiveram que suspender o projeto de exportação ou precisa adquirir capacidade para atender as exigências e padrões do mercado internacional em tempo record.i
No noroeste do RJ, essa região carente Santo Antonio de Pádua fé privilegiada pela natureza sua reserva mineral é constituída de Rochas de grande aceitação no mercado interno e é uma potência para exportação.
Essas pedras são usadas para calçamentos, muros e arte funerárias. A estração das pedras ornamentais estão beneficiando o comércio, a maioria delas estavam atuandoem ilegalidade e não atendiam a legislação fiscal e ambiental, o mercado interno não cobrava e não tinham que cumprir as exigências e normais e especificações totalmente diferentes do mercado interno que exige a padronização de técnicas. A empresas buscando transformar a realidade que estava complicada procuravam o Sebrae para tentar achar soluções e alternativas de superação e desfios para conjunto de empresas do setor.
O SEBRAE fez um trabalho com apoio de redes associadas derrubou barreiras. No mercado interno a concorrência era desleal, porque muitas empresas informais trabalhavam com preços baixo custo ,com isso ameaçava as empresas formais, a exportação externa atendia os objetivos diminuir a oferta do produto. O objetivo do