HISTORIAS DAS POLI TICAS PUBLICAS DE SAUDE NO BRASIL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi desenvolvido para atuar na promoção da saúde e prevenção de doenças de forma integral (ALBUQUERQUE, 1993).
O SUS existe há pouco mais de 20 anos e surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento em relação aos direitos de cidadania e forma de organização do sistema de saúde (ALBUQUERQUE, 1993).
Nas décadas de 70 – 80, médicos, enfermeiros, trabalhadores de sindicatos, religiosos e funcionários dos postos e secretarias de saúde realizaram o movimento sanitário, com o objetivo de criar um sistema público para solucionar os inúmeros problemas encontrados no atendimento à saúde da população (ALBUQUERQUE, 1993). O movimento orientava-se pela ideia de que todos têm direito à saúde. No Brasil se organiza o sistema político federativo constituído por três esferas de governo (União, estados e municípios). São ao todo 26 Estados; Distrito Federal e 5.560 municípios.
A primeira e grande conquista do Movimento da Reforma Sanitária foi em 1988. O Art. 196 da CF conceitua que a do Sistema Único de Saúde. Sendo assim, o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e completamente saúde é direito de todos e dever do Estado.
Definindo de maneira clara a universalidade da cobertura do Sistema Único de Saúde. Sendo assim, o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e completamente saúde é direito de todos e dever do Estado.
Gratuita para a totalidade da população, inclusive aos p gratuita para a totalidade da população, inclusive aos pacientes portadores do HIV, sintomáticos ou não, aos pacientes renais crônicos e aos pacientes com câncer (CAMPOS & OLIVEIRA, 1998).
A Rede Ambulatorial do SUS é constituída por 56.642 unidades, sendo realizados, em média, 350 milhões de atendimentos ao ano.
1. PRINCÍPIOS DO SUS
Universalidade – A saúde é um