Historianobrasileconclusao
442 palavras
2 páginas
2.2. Pré-fabricados no BrasilFoi no período pós 2º Guerra Mundial, principalmente na Europa, devido a necessidade da reconstrução rápida e em larga escala,onde começou, de fato, a história da pré-fabricação ,que é a mais significativa forma de industrialização no processo da construção civil.
No Brasil,não houve um grande episódio de falta de edificações em grande escala,como houve na Europa pós 2ª Guerra Mundial.Mesmo assim,foi necessário a racionalização e a industrialização dos processos construtivos,que iniciou-se a partir do final da década de 50.
Com o aumento populacional e o consequente déficit de habitação no país,criou-se em 1966 o Banco Nacional da Habitação (BNH).Sua finalidade era amenizar esse déficit,propiciando o avanço do setor da construção civil no país.Mas,devido também a necessidade de geração de empregos,houve no início um desestímulo a utilização de elementos pré-fabricados nas construções.
Já a partir do final da década de 70,o BNH começou a incentivar a implantação de novas tecnologias,introduzindo a utilização dos elementos pré-fabricados.Mas,devido a utilização de materiais e processos de fabricação inadequados,ocorreram muitos problemas na manutenção e construção dos edifícios que implementaram essa técnica e,assim,houve uma rejeição inicial aos elementos pré-fabricados
Segundo a Associação Brasileira de Construção Industrializada – ABCI (1980), não existiu no Brasil uma política de desenvolvimento tecnológico para o setor da construção industrializada. Assim, o que restou, até o inicio da década de 90, se deve ao arrojo dos empresários interessados no avanço da industrialização, que buscavam redução de custos e maior agilidade no processo de execução. . Somente com o rápido crescimento da cidade de São Paulo na década de 90 foi que adotou-se novamente o pré fabricado devido a necessidade de grandes construções em um curto prazo. Hoje, percebe-se que o Brasil poderia ter avançado mais na área do pré-fabricado, caso houvesse