Agregados Gabriel
O concreto é predominantemente o material mais usado na indústria da construção civil brasileira.Como o cimento é a base de sua fabricação e possui um valor de mercado alto comparado aos outros materiais,é necessário o preenchimento com outros materiais para diminuir o custo da sua confecção.
Como o uso destes materiais não pode comprometer a sua composição,é necessário o uso de materiais que não reajam com a água ou algum outro elemento durante sua fabricação(após a cura também).Diante dessa proposta,o uso dos agregados foi ganhando espaço na construção civil,já que atende as exigências listadas acima por serem materiais inertes(hoje já ocupa 80% da composição do concreto).
De modo geral,os agregados mais utilizados na fabricação do concreto é a areia(ou pó de pedra) e a brita(pedra britada).Mas,como estes materiais são provenientes de recursos naturais limitados e devido a sua frequente exploração ao longo dos anos(indústria da construção civil consome de 15 a 50%),surgiu-se a necessidade da busca de formas alternativas para obtenção de outros tipos de agregados .
Dentro deste quadro,a proposta deste trabalho é apresentar alguns tipos destes materiais que servem como alternativas a estes agregados convencionais,destacando as características de cada um,a viabilidade da sua utilização e os eventuais problemas que podem ser acarretados.
Uso dos agregados reciclados
A elevação dos custos da produção dos agregados convencionais e as restrições ao descarte de resíduos sólidos cada vez maiores fomentaram as construtoras a buscarem soluções alternativas para reduzir custos e diminuir impactos ambientais.
Nos países europeus,o uso dos agregados reciclados vem sendo bastante utilizado ,já que existe um número de pesquisas muito grande,sendo permitido o seu uso inclusive nos casos estruturais.
No Brasil,ainda há uma dificuldade de permitir o uso estrutural dos agregados reciclados devido ao pouco tempo em que estes materiais vem sendo estudados e por