Ensino fundamental de Juiz de Fora supera as metas do Ideb
Notas das escolas juiz-foranas foram superiores a meta apontada pelo MEC para a rede pública municipal do Brasil.
Dados divulgados apontam que as escolas municipais de Juiz de Fora melhoraram o rendimento, superando as metas estipuladas pelo MEC no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que deveriam ser alcançadas em 2013 pelos ciclos inicial (1º ao 5º ano) e final do ensino (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, nas redes municipal, estadual e particular, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação no início de setembro.
O MEC avaliou através de testes, as habilidades e competências -língua portuguesa e matemática- adquiridas nos anos anteriores dos alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e é um indicador geral da educação nas redes privada e pública e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) e média de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.
Entre as análises dos valores divulgados, destaca-se que o Ideb observado no município nos anos iniciais foi de 4,8 pontos, superior a meta apontada pelo MEC para a rede pública municipal do Brasil, que foi de 4,5 pontos. Nos anos finais, 4,1 foi a nota atingida pelo município, 0,3 pontos a mais que a projetada pelo Ministério.
Entretanto, o resultado da pesquisa referente ao ensino médio, teve uma piora em relação a 2011.
Em entrevista, o secretário de educação de Juiz de Fora, Weverton Vilas Boas, comentou os dados relativos às escolas da rede municipal. Segundo o secretário, os bons índices são decorrentes dos programas educacionais e ações implantados na cidade: “(...) o ensino segue uma continuidade e cada ano serve de base para o próximo. A permanência do aluno mais tempo na escola é uma das ações que precisamos reforçar e que