HISTORIA
2-Durante os séculos XI, XII e XIII, a população européia teve um aumento considerável. Isso provocou um incremento na produção agrícola e o desenvolvimento das atividades artesanais e mercantis. As cidades antigas absorveram grande número de pessoas; surgiram também outras, chamadas "vilas novas". As cidades tiveram várias origens, mas cresceram em função do comércio. O aumento da população rural e urbana transformou a cidade num centro de distribuição dos produtos agrícolas, de tráfego comercial, tanto regional como internacional, e de produção de manufaturas. A maioria das cidades triplicou ou quintuplicou sua população ao longo dessa época, mas as condições de higiene continuaram precárias.
3-Nos porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e 1352, chegavam milhares de ratos. Estes roedores encontraram nas cidades europeias um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Rapidamente a população de ratos aumentou significativamente.
Estes ratos estavam contaminados com a bactéria Pasteurella Pestis. E as pulgas destes roedores transmitiam a bactéria aos homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os humanos para obterem seu alimento, o sangue.
Após adquirir a doença, a pessoa começava a apresentar vários sintomas: primeiro apareciam nas axilas, virilhas e pescoço vários bubos (bolhas) de pus e sangue. Em seguida, vinham os vômitos e febre alta. Era questão de dias para os doentes morrerem, pois