Historia sao paulo
Os portugueses chegam ao Brasil em 1500 procuram se instalar próximos do litoral por causa da extração do pau-brasil e a cultura da cana de açúcar.
Em 1550 João Ramalho funda a Vila de Santo André da Borda do Campo em local distante do litoral. A população passa a ser vitima de ataques constantes pelos índios e a pedido de Manoel da Nóbrega e por ordem do governador Mem de Sá a população é transferida para uma região de várzea de um lado , e outro uma baixada, o vale do Anhangabaú.
Esse vilarejo leva o nome de Vila São Paulo de Piratininga , onde é hoje o Pátio do Colégio. Nesse local foi erguido o colégio dos jesuítas em 1653 . A Vila de São Paulo permanece por quase dois séculos como vila pobre e isolada do centro da colônia.
A isolação aconteceu pelo fato da subida da serra do mar ser a pé.
Quando Mem de Sá visita São Vicente proíbe a passagem por esse caminho que é hoje a piaçaguera guarujá por causa dos ataques freqüentes dos índios. Em 23 de março de 1681 o marques de Cascais transfere a capital da capitania de São Vicente para Vila de São Paulo que passou a ser cabeça da capitania em 23 de abril de 1683.
As pessoas que moravam nessa vila eram muito pobres e não tinham dinheiro pra comprar escravos. Deu se o inicio a atividades dos bandeirantes que saíram pelo Brasil pra capturar os índios para trabalharem em suas terras como escravos.
Esses capitães das bandeiras eram descendentes portugueses, espanhóis e cristãos novos e se casaram com nativas. A tropa também era composta de índios, caboclos, negros que representavam apenas 20% do contingente e serviam para executar serviços secundários como a manutenção de mantimentos.
Os bandeirantes andavam descalços e com roupas esfarrapadas e levavam consigo espadas, adagas, arcos e flechas e pistolas.
Os bandeirantes paulistas buscavam os índios para preação e venda. Os escravos índios eram mais baratos que os africanos porque não pagava impostos para coroa